Pular para o conteúdo

4 lugares para visitar na época de festa junina

Compartilhe

Saiba onde ficam localizadas as maiores e mais tradicionais festas do Brasil

As festas juninas são parte integral das tradições brasileiras. Esticar linhas de bandeirinhas, acender uma grande fogueira, comer milho-cozido, pinhão, vinho quente, dançar quadrilha, fazer sorteios em bingos e outros jogos são mandatórios para uma festa animada e cheia de sorrisos.

As festividades juninas são celebradas pelo cristianismo em homenagem aos três santos do mês de junho — Santo Antônio, São João e São Pedro — nos dias 13, 24 e 29 respectivamente. Essa tradição se originou como forma de substituir as festividades pagãs europeias que celebravam o solstício de verão.

Quando os colonizadores portugueses chegaram ao Brasil, uniram as datas comemorativas com a tradição indígena de acender fogueiras (que simbolizavam um ritual por colheitas abastadas e fertilidade da terra) e com as tradições africanas de executar danças com instrumentos exóticos (em especial tambores).

Pensando em toda a história e tradição que envolve as festas juninas, preparamos uma lista de 4 lugares no Brasil que são ideais para visitar durante as comemorações. Confira!

São Paulo – SP

Na capital paulista as quermesses feitas pelas igrejas são o atrativo das festividades juninas. Entre as centenas de festas podemos destacar a Festa Junina da Igreja da Consolação, uma das mais tradicionais da cidade, com direito a comidas típicas e shows de forró e sertanejo garantidos. Outra localidade muito famosa para as comemorações é o Bairro do Bixiga (formado tipicamente por imigrantes italianos) que enche as ruas de barracas de comida e danças típicas, tanto juninas quanto italianas.

Corumbá – MS

A cidade de Corumbá abriga uma das maiores festas juninas do Centro-Oeste brasileiro. Em meio às festividades existe a tradição do chamado “Banho de São João”, durante o ritual, uma grande imagem de São João é levada em procissão pelas ruas de Corumbá até chegar ao Porto Geral de Corumbá que fica às margens do Rio Paraguai, lá a imagem do santo é lavada nas águas do rio e volta em procissão até o evento que só é iniciado quando a imagem lavada é assentada em seu local na igreja.

Caruaru – PE

Caruaru é  a cidade considerada como “A Capital do Forró”. Por conta desse título a cidade promove a maior Festa de São João do Brasil (embora exista uma disputa entre Caruaru e Campina Grande na Paraíba tanto pelo título de capital do forró quanto pela maior festa do Brasil). O evento dura diversos dias, conta com dezenas de shows, quadrilhas, alas de alimentação, barracas de brincadeiras e até mesmo um parque de diversões itinerante. O ponto alto do evento são as apresentações de grupos de quadrilha e as competições de comidas gigantes como bolos de vários metros e pamonhas com centenas de quilos.

Campina Grande – PB

Disputando o título de “Capital do Forró” e da maior Festa de São João do Brasil, Campina Grande enche as ruas da cidade com shows dos mais diversos estilos, desde o forró, xaxado, mpb e até rock nacional fazem parte do repertório. Os grupos de danças típicas invadem as ruas, uma locomotiva na qual cada vagão conta com um trio de forró para animar os ageiros que liga a cidade de Campina Grande a Galante. Além disso, na Praça Parque do Povo, no centro da cidade, é realizado um casamento coletivo, uma das tradições mais fortes da festividade da região.

Por fim, centenas de barracas de comida típica são dispostas ao longo de toda a festa para encher o ar dos mais variados cheiros e sabores. Para os entusiastas da festividade vale a pena comprar uma agem de avião e fazer o comparativo entre a festa de Campina Grande e Caruaru para tirar as próprias conclusões sobre qual é a melhor festa do Brasil.

Créditos: Banho de São João/Créditos

Ultimas notícias

GBarbosa reinaugura simultaneamente 10 Eletro Shows
Pré-Caju 2025: Programação oficial com Bell Marques, Ivete e...
Senado aprova veto a atletas e influenciadores em publicidad...
Gripe aviária em granja de Tocantins é descartada pelo Mapa
Sergipe confirma primeira morte por meningite em 2025
Ar-condicionado central: quando vale a pena investir?