Pular para o conteúdo

Secretaria de Estado da Saúde orienta população sobre descarte correto de medicamentos

Compartilhe

Descartar remédios e insumos de forma inadequada pode contaminar fontes de água, causando riscos de ingestão acidental

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) orienta a população sobre o descarte adequado de medicamentos e insumos de saúde que estão vencidos ou não são mais utilizados. Tal prática é essencial para evitar a contaminação ambiental e possíveis ingestões acidentais dessas substâncias.

De acordo com a coordenadora estadual da Assistência Farmacêutica da SES, Juliana Santos, o descarte inadequado de medicamentos é um problema de saúde pública que precisa ser discutido. “Infelizmente, ainda é recorrente que esses produtos sejam descartados no lixo comum, em pias ou vasos sanitários, o que pode causar grande impacto ambiental. Tais ações podem contaminar as fontes de água, expondo a população e os animais a riscos de ingestão acidental”, explicou.

O meio ambiente pode ser severamente afetado pelo descarte incorreto, sendo a contaminação das fontes de água o principal risco, trazendo consequências prejudiciais para fauna e flora. Além disso, o solo também pode ficar contaminado por essas substâncias. Outro ponto importante é que medicamentos mal descartados podem ser encontrados por crianças ou animais, causando intoxicação acidental.

É necessário que a população seja orientada a buscar locais adequados para o descarte. Algumas farmácias da rede particular são pontos de coleta legalmente autorizados para receber e descartar corretamente esses produtos. A população também pode consultar pontos de coleta no site do Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos (Sinir).

Ultimas notícias

Famoso fisiculturista russo Nikita Tkachuk, morre aos 35 ano...
Cristiane Brasil gera polêmica ao afirmar que Padre Fábio de...
Modeladas Day promove noite de fé, cura e renovo espiritual ...
Preços abaixo do mercado podem mascarar crimes de clonagem, ...
Trabalhadores encontram ossada humana durante obra em Nossa ...
Capacitação de agentes de Saúde e combate às endemias avança...