Pular para o conteúdo

STJ valida Criação do Parque Nacional Serra de Itabaiana

Compartilhe

 Vitória Ambiental: STJ Mantém Validade do Parque Nacional Serra de Itabaiana Após Cinco Anos

A Advocacia Geral da União (AGU) obteve uma importante vitória no Superior Tribunal de Justiça (STJ), que manteve a validade do decreto presidencial que estabeleceu a criação e os limites do Parque Nacional Serra de Itabaiana. A decisão garante a vigência do decreto mesmo após cinco anos de sua edição.

O STJ considerou o tema de grande relevância para o direito ambiental brasileiro, firmando o entendimento de que o prazo de caducidade previsto em normas gerais não se aplica aos decretos presidenciais que criam Unidades de Conservação da Natureza, como Parques Nacionais.

A decisão do tribunal se baseou no princípio do não retrocesso ambiental, na impossibilidade de extinguir ou reduzir unidades de conservação e na supremacia do interesse público sobre o privado.

Parque Nacional Serra de Itabaiana

O Parque Nacional da Serra de Itabaiana é uma importante unidade de conservação localizada majoritariamente no município de Itabaiana, abrangendo também áreas de Areia Branca, Laranjeiras, Itaporanga D’Ajuda e Campo do Brito, aqui no estado de Sergipe. O parque protege ecossistemas de Mata Atlântica e Caatinga, além de ser uma rica reserva hídrica, com diversas cachoeiras.

A decisão do STJ representa um marco na proteção ambiental da região e garante a preservação desse importante patrimônio natural sergipano.

Ultimas notícias

Famoso fisiculturista russo Nikita Tkachuk, morre aos 35 ano...
Cristiane Brasil gera polêmica ao afirmar que Padre Fábio de...
Modeladas Day promove noite de fé, cura e renovo espiritual ...
Preços abaixo do mercado podem mascarar crimes de clonagem, ...
Trabalhadores encontram ossada humana durante obra em Nossa ...
Capacitação de agentes de Saúde e combate às endemias avança...