Medida afeta vistos F-1 e tem como objetivo reforçar checagens de segurança nas redes sociais dos solicitantes
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), determinou nesta terça-feira (27), a suspensão temporária da concessão de vistos F-1, que permitem a entrada de estudantes internacionais no país. A medida foi anunciada enquanto o governo norte-americano avalia a implementação de verificações mais rigorosas sobre o histórico digital e redes sociais dos solicitantes.
De acordo com reportagem publicada pelo jornal Politico e confirmada pela Reuters, o Departamento de Estado dos EUA suspendeu por tempo indeterminado todas as entrevistas para concessão de vistos F-1, sem previsão de retomada. A decisão pode afetar milhares de estudantes estrangeiros, inclusive brasileiros, que planejam iniciar cursos nos Estados Unidos nos próximos meses.
A Casa Branca justifica a medida como parte de um plano mais amplo de “segurança nacional e proteção do território americano”. Fontes ligadas ao governo informaram que estão em estudo novos protocolos de análise de risco baseados em perfis digitais e atividades online dos candidatos a vistos.
Impactos imediatos
Universidades norte-americanas, que tradicionalmente recebem alto número de alunos internacionais, demonstraram preocupação com a medida. Instituições alertam para os prejuízos acadêmicos, financeiros e diplomáticos da suspensão, sobretudo para cursos que dependem da diversidade de origem dos estudantes.
Especialistas em relações internacionais veem a ação como mais um movimento político de Trump em ano pré-eleitoral, reforçando uma retórica nacionalista e de endurecimento migratório, marca registrada de seus mandatos anteriores.
A Embaixada dos EUA no Brasil ainda não atualizou seus canais oficiais com instruções específicas sobre o tema, mas recomendou que estudantes já com entrevistas agendadas acompanhem atualizações no site oficial e no portal do Departamento de Estado norte-americano.